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    SOMOS TODOS FILHOS DOS ORIXÁS - artigo de setembro.2010 em covenanimus.com

    Bruxa Honda
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    Mensagem  Bruxa Honda Qui Set 23, 2010 12:49 am

    Toda pessoa independente de cor, credo ou raça, é um filho de Orixá, pois como são entidades de misericórdia. Não importa como é seu filho, o que importa é que ele é seu filho. Nenhuma casa de religião que cultua os orixás pode descriminar se um filho tem mais dinheiro que outro, se um é manco e outro perfeito, se um filho tem carroça e o outro um carrão, pois eles, Orixás, em nenhum momento estão a nos julgar e sim a nos ensinar a sermos justos no nosso dia a dia, termos forças para enfrentar nossas lutas diárias, sem nunca esquecer que por termos o bom e certo, temos que dar a eles em agradecimento, o que chamamos de obrigação, presente ou oferenda.

    Ao atingir meus objetivos ou antes de atingi-los, sempre acendo uma vela no quarto de santo pedindo a Bará que ilumine meus caminhos de prosperidade afinal ele é o dono dos caminhos, a meu Pai Ogum que proteja meus cruzeiros afinal ele é o dono dos cruzeiros e todos os dias de nossas vidas sempre ficamos a pensar qual lado devemos seguir.o que se diz a famosa encruzilhada da vida, a minha mãe Iansã que com seus ventos leve todo mal e deixe meus caminhos mais tranqüilo, e assim sucessivamente até Oxalá grande pai pacificador. Saber o que pedir é outro fator que para os Orixás vale muito – orai e vigiai, saber orar (pedir) e vigiar, cuidar tudo que envolva teu pedido e tua vida. Se soubermos tratar nossos Orixás, eles cuidarão e nos darão as condições para vivermos cada dia melhor.


    Lenda: Bará instaura o conflito entre Iemanjá, Oiá e Oxum


    Um dia, foram juntas ao mercado Oiá e Oxum, esposas de Xangô, e Iemanjá, esposa de Ogum. Exu entrou no mercado conduzindo uma cabra. Ele viu que tudo estava em paz e decidiu plantar uma discórdia. Aproximou-se de Iemanjá, Oya e Oxum e disse que tinha um compromisso importante com Orunmila. Ele deixaria a cidade e pediu a elas que vendessem sua cabra por vinte búzios. Propôs que ficassem com a metade do lucro obtido. Iemanjá, Oiá e Oxum concordaram e Exu partiu. A cabra foi vendida por vinte búzios. Iemanjá, Oiá e Oxum puseram os dez búzios de Exu a parte e começaram a dividir os dez búzios que lhe cabiam. Iemanjá contou os búzios. Haviam três búzios para cada uma delas, mas sobraria um. Não era possível dividir os dez em três partes iguais. Da mesma forma Oiá e Oxum tentaram e não conseguiram dividir os búzios por igual. Aí as três começaram a discutir sobre quem ficaria com a maior parte. Iemanjá disse: “É costume que os mais velhos fiquem com a maior porção. Portanto, eu pegarei um búzio a mais”. Oxum rejeitou a proposta de Iemanjá, afirmando que o costume era que os mais novos ficassem com a maior porção, que por isso lhe cabia. Oyá intercedeu, dizendo que, em caso de contenda semelhante, a maior parte caberia à do meio. As três não conseguiam resolver a discussão. Então elas chamaram um homem do mercado para dividir os búzios eqüitativamente entre elas. Ele pegou os búzios e colocou em três montes iguais. E sugeriu que o décimo búzio fosse dado a mais velha. Mas Oiá e Oxum, que eram a segunda mais velha e a mais nova, rejeitaram o conselho. Elas se recusaram a dar a Iemanjá a maior parte. Pediram a outra pessoa qeu dividisse eqüitativamente os búzios. Ele os contou, mas não pôde dividi-los por igual. Propôs que a parte maior fosse dado à mais nova. Iemanjá e Oiá rejeitaram seu conselho. Ainda um outro homem foi solicitado a fazer a divisão. Ele contou os búzios, fez três montes de três e pôs o búzio a mais de lado. Ele afirmou que, neste caso, o búzio extra deveria ser dado àquela que não é nem a mais velha, nem a mais nova. O búzio devia ser dado a Oiá. Mas Iemanjá e Oxum rejeitaram seu conselho. Elas se recusaram a dar o búzio extra a Oiá. Não havia meio de resolver a divisão. Exu voltou ao mercado para ver como estava a discussão. Ele disse: “Onde está minha parte?”. Elas deram a ele dez búzios e pediram para dividir os dez búzios delas de modo eqüitativo. Exu deu três a Iemanjá, três a Oiá e três a Oxum. O décimo búzio ele segurou. Colocou-o num buraco no chão e cobriu com terra. Exu disse que o búzio extra era para os antepassados, conforme o costume que se seguia no Orun. Toda vez que alguém recebe algo de bom, deve-se lembrar dos antepassados. Dá-se uma parte das colheitas, dos banquetes e dos sacrifícios aos Orixás, aos antepassados. Assim também com o dinheiro. Este é o jeito como é feito no Céu. Assim também na terra deve ser. Quando qualquer coisa vem para alguém, deve-se dividi-la com os antepassados. “Lembrai que não deve haver disputa pelos búzios.” Iemanjá, Oiá e Oxum reconheceram que Exu estava certo. E concordaram em aceitar três búzios cada.

    Todos os que souberam do ocorrido no mercado de Oió passaram a ser mais cuidadosos com relação aos antepassados, a eles destinando sempre uma parte importante do que ganham com os frutos do trabalho e com os presentes da fortuna.

    Abraços a todos e até a próxima!
    Rejane Coutinho

    *Fonte Pesquisa.
    Lenda dos Orixás, de Pierre Verger

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