Centro de Debates ~ Paganismo em foco! | covenanimus.com | irmandadeflordelotus.com

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

2 participantes

    SABEDORIA E CONHECIMENTO - artigo de agosto.2010 em covenanimus.com

    Bruxa Honda
    Bruxa Honda
    Admin


    Mensagens : 140
    Data de inscrição : 09/11/2009
    Idade : 43
    Localização : Porto Alegre - RS

    SABEDORIA E CONHECIMENTO - artigo de agosto.2010 em covenanimus.com Empty SABEDORIA E CONHECIMENTO - artigo de agosto.2010 em covenanimus.com

    Mensagem  Bruxa Honda Ter Ago 31, 2010 11:35 am

    Por uma curiosidade eu pesquisei sobre esse tema nas páginas da internet, e depois de ler uns tantos notei que embora as conotações sejam diferentes tudo cai no mesmo lugar. Todos concordam sobre as diferenças e suas bases, e também nas suas causas, até ai tudo bem, nada contra, mas, existem alguns pontos que estão obscuros.

    Quando se adquire conhecimento sobre alguma coisa ou assunto, isso gera uma responsabilidade sobre esse conhecimento adquirido, e é ai que entra a sabedoria.

    Não vou entrar nas questões sobre causas e efeitos, mas sobre as responsabilidades apenas.

    Tenho notado através dos anos em que me dispus a ensinar sobre as Artes Mágicas uma coisa muito interessante, todo aprendiz tem uma avidez para aprender, mas para aprender as coisas ao inverso, do final para o começo, nenhum aprendiz tem a necessária paciência para começar a aprender deste o início, estão sempre querendo ver o que tem lá no final do aprendizado, mesmo quando pegam um livro, primeiro vão para o meio e fim desse livro, nunca tem a paciência necessária para começar deste o prefácio. É por isso que de 50 aprendizes apenas 2 ou no Maximo 3 chegam ao final de um aprendizado e mesmo desses 3 apenas um é que termina.

    O conhecimento é a base de tudo, sem ter um conhecimento sobre qualquer que seja o assunto não se pode fazer nada referente ao que se quer.

    Como o conhecimento é uma coisa muito vasta e a cada minuto temos algo de novo para conhecer e aprender, é apenas possível nos direcionarmos para aquilo que nos é de interesse nesse ou naquele momento, e assim adquirimos o conhecimento sobre o que procuramos. Mas não é somente ter o conhecimento sobre tal ou qual assunto que nos torna um conhecedor, isso poder ser feito apenas por curiosidade ou até mesmo por diversão, tudo é conhecimento, somente quando o conhecimento é uma coisa que nós queremos saber em profundidade e em detalhes é que precisamos ter maior atenção, isso depois de adquirido segue duas linhas: uma fica guardada e morre dentro de nós e a outra usamos para termos beneficio ou trazer benéficos para alguém.

    Um conhecimento somente é de proveito quando serve para evoluir, tanto pessoal como comunitário, quantas vezes não aprendemos coisas que depois de aprendermos nunca mais usamos? E quantas vezes sentimos falta de saber algo e nos falta aquele conhecimento sobre tal coisa ou assunto?

    Então quando temos interesse em conhecer algo, adquirir algum conhecimento, temos sempre que nos lembrar que após termos esse conhecimento de causa também vamos ter a responsabilidade sobre esse novo conhecimento.

    Ai entra a sabedoria, é agora que temos que ter a sabedoria para usar tal conhecimento.

    No caso de conhecimento sobre Artes Mágicas isso vai além, tudo que está relacionado a isso gera poder, e poder sem controle é uma bomba atômica na mão do inconseqüente.

    Já vi vários casos em que um aprendiz se antecipa ao mestre e acaba mexendo em coisas que não deveria, e isso causa transtornos e o que é pior balança a tênue linha que separa as magias brancas e negras.

    Por isso é que eu falo em responsabilidade sobre o conhecimento, não podemos apenas considerar um conhecimento novo como mais uma coisa que foi aprendida, mas sim termos a responsabilidade sobre isso, nunca querer usar algo que aprendemos sem ter a certeza de estar usando também a sabedoria para isso.

    Por isso, é sempre bom lembrar que todo conhecimento adquirido dentro das Artes Mágicas gera poderes que se não tivermos a sabedoria de como usá-los, poderemos causar danos irreparáveis a nós mesmos e a outros, e assim iremos incorrer naquela lei de ouro: Podes fazer tudo, mas sem com isso prejudicar a outros.

    Que todos tenham e consigam o conhecimento necessário para sua caminhada, mas que também tenham a sabedoria para usá-lo.

    Aurinha
    Aurinha


    Mensagens : 2
    Data de inscrição : 26/11/2009
    Idade : 57
    Localização : Penedo/AL

    SABEDORIA E CONHECIMENTO - artigo de agosto.2010 em covenanimus.com Empty Re: SABEDORIA E CONHECIMENTO - artigo de agosto.2010 em covenanimus.com

    Mensagem  Aurinha Qui Set 23, 2010 8:14 pm

    Gostei muito de ler teu artigo... Me fez pensar em várias passagens de minha vida e mais que isso, reforça alguns em alguns graus, pensamentos que tenho:
    1 - Não existe poder sem conhecimento.
    2 - Não existe conhecimento sem sabedoria.
    3 - Não existe sabedoria sem responsabilidade.
    Obrigada e um grande abraço.
    Aurinha

      Data/hora atual: Sáb Jun 29, 2024 4:59 am