Centro de Debates ~ Paganismo em foco! | covenanimus.com | irmandadeflordelotus.com

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

    MÊS DE OXUM, MÊS DE ALEGRIA - artigo de outubro.2010 em covenanimus.com

    Bruxa Honda
    Bruxa Honda
    Admin


    Mensagens : 140
    Data de inscrição : 09/11/2009
    Idade : 43
    Localização : Porto Alegre - RS

    MÊS DE OXUM, MÊS DE ALEGRIA - artigo de outubro.2010 em covenanimus.com Empty MÊS DE OXUM, MÊS DE ALEGRIA - artigo de outubro.2010 em covenanimus.com

    Mensagem  Bruxa Honda Sex Dez 17, 2010 10:32 am

    Este mês que se encerra o mês de Outubro, foi de festas nos terreiros de Umbanda e Orixás mês consagrado a Crianças e a Prosperidade, situações essas que atribuímos a nossa Mamãe Oxum. Deusa das águas doce, símbolo da riqueza, do charme, da elegância , Seu domínio é subsolo do universo, suas características são a vaidade e a faceirice. Divindade única, genitora, ligada à procriação, patrona da gravidez, do desenvolvimento do feto, coloca o bebê sob sua proteção até que adquira o conhecimento a linguagem. Essa Orixá uma das senhoras de grande carinho e consideração. Orê Yeyê ô! Oxum era muito bonita, dengosa e vaidosa. Como o são, geralmente, as belas mulheres. Ela gostava de panos vistosos, marrafas de tartaruga e tinha, sobretudo, uma grande paixão pelas jóias de cobre. Este metal era muito precioso, antigamente, na terra dos iorubás. Se uma mulher elegante possuía jóias de cobre pesadas. Oxum era cliente dos comerciantes de cobre. Omiro wanran wanran wanran omi ro! "A água corre fazendo o ruído dos braceletes de Oxum!" Oxum lavava suas jóias, antes mesmo de lavar suas crianças. Mas tem, entretanto, a reputação de ser uma boa mãe e atende às súplicas das mulheres que desejam ter filhos.

    LENDA: Linda Pomba Dourada

    Orìxà do Amor, Mágia e da Beleza !

    Oxum era filha de Orumilá. Um dia casou-se com Xango, indo viver em seu palácio. Logo Xango percebeu o desinteresse de Oxum pelos afazeres domésticos, pois a rainha vivia preocupada com suas jóias e caprichos.

    Aborrecido, Xango mandou prendê-la numa torre, sentindo-se livre novamente. Exú, vendo a situação de Oxum correu e contou a seu pai Orumilá que, fazendo deste seu mensageiro, entregou-lhe um pó mágico que deveria ser soprado sobre Oxum. Exú, que se transforma no que quer, chegou ao alto da torre e soprou o pó sobre Oxum que, no mesmo instante, transformou-se num lindo pombo chamado Adabá, ganhando a liberdade e voltando à casa paterna.

      Data/hora atual: Qua Jul 03, 2024 6:30 am