Centro de Debates ~ Paganismo em foco! | covenanimus.com | irmandadeflordelotus.com

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

    EXÚ - artigo de novembro.10 em covenanimus.com

    Bruxa Honda
    Bruxa Honda
    Admin


    Mensagens : 140
    Data de inscrição : 09/11/2009
    Idade : 43
    Localização : Porto Alegre - RS

    EXÚ - artigo de novembro.10 em covenanimus.com Empty EXÚ - artigo de novembro.10 em covenanimus.com

    Mensagem  Bruxa Honda Sex Dez 17, 2010 10:43 am

    Meses de Agosto e Novembro são meses onde essa entidade é mais cultuada

    Mensageiro dos Orixás, ele é o primogênito do universo no mito da gênesis dos elementos cósmicos. É o resultado da integração água e terra, masculino e feminino, sendo o terceiro elemento. Cultuado entre os Orixás, apenas por seu intermédio é possível adorar as Yabás-Mi (as feiticeiras). Traçar e abrir caminhos é uma das suas principais atividades, pois ele circula livremente entre todos os elementos do sistema. É o princípio da comunicação. Está fortemente representado no Opon-Ifá (tábua adivinhatória de Ifá - Deus da Adivinhação) pelos triângulos e losângulos. O sistema oracular funciona graças a ele. Está profundamente associado ao segredo da transformação de materiais em indivíduos diferenciados. Exú é o alter ego de todos os indivíduos. É o princípio dinâmico da expansão (evolução), agente de ligação, princípio do nascimento de seres humanos, princípio da reparação (causa/efeito). Exerce o papel de propulsor do desenvolvimento, de mobilizador, de fazer crescer, de ligar, de unir o que está separado, de transformar, de comunicar e de carregar. Todos os Orixás necessitam de suas forças, pois ele está ligado à evolução e ao destino de cada um.

    Exú é o primeiro que se serve e se cultua, é o Senhor, o decano de todos os elementos.

    Como muitos não conhecem profundamente a religião tiram conclusões apressadas e erradas quando se referem a Exú, tornando-o uma entidade voltada para o mal e apresenta nos círculos menos evoluídos como portadores de defeitos físicos, confundido com os Kiumbas (entidades defeituosas). Embora conhecido como um ESCRAVO, a grande realidade é que para alguns Exú também é um Orixá, representando os santos como MENSAGEIRO, verdadeiro secretário, o COBRADOR DA LEI CAUSA/EFEITO. Não se pode ir a um Orixá sem antes tratar de Exú. Embora seus toques sejam rápidos, ele dança com satisfação qualquer toque aos Orixás quando ordenado.

    Exceto para Oxálufan, com o qual ele brigou por desejar seu trono.
    Exú é o detentor de axé e quem, junto com Olodumaré, criou o universo, ambos têm o mesmo poder.

    Lenda : O grande golpe

    Princípio de Movimento e Interligação. Certa vez, dois amigos de infância, que jamais discutiam, esqueceram-se de fazer as oferendas devidas para Exù. Foram para o campo trabalhar, cada um na sua roça. As terras eram vizinhas, separadas apenas por um estreito canteiro. Exù, zangado pela negligência dos dois amigos, decidiu preparar-lhes um golpe à sua maneira: Ele colocou sobre a cabeça um boné pontudo que era branco do lado direito e vermelho do lado esquerdo. Depois, seguiu o canteiro, chegando à altura dos dois trabalhadores amigos e, muito educadamente, cumprimentou-os:

    "Bom trabalho, meus amigos !Estes, gentilmente, responderam-lhe"Bom passeio, nobre estrangeiro !"
    Assim que Exù afastou-se, o homem que trabalhava no campo da direita, falou para o seu companheiro:
    "Quem pode ser este personagem de boné branco ?"
    "Seu chapéu era vermelho", respondeu o homem do campo a esquerda.
    "Não, ele era branco, de um branco de alabastro, o mais belo branco que existe !"
    'Ele era vermelho, de um vermelho escarlate, de fulgor insustentável !"
    "Ele era branco, trata-me de mentiroso ?" "Ele era vermelho, ou pensas que sou cego ? "

    Cada um dos amigos tinha razão e ambos estavam furioso da desconfiança do outro. Irritados, eles agarraram-se e começaram e bater-se até matarem-se a golpes de enxada.
    Exù estava vingado ! Isto não teria acontecido se as oferendas de Exù não tivessem sido negligenciadas. Pois Exù pode ser o mais benevolente dos Òrìxàs se é tratado com consideração e generosidade. Há uma maneira hábil de obter um favor de Exù. É preperar-lhe um golpe mais astuto que aqueles que ele mesmo prepara. Nada como um bom agrado de coração parta sermos atendidos por qualquer Orixá de Exu a Oxalá.



      Data/hora atual: Qua Jul 03, 2024 7:20 am