Centro de Debates ~ Paganismo em foco! | covenanimus.com | irmandadeflordelotus.com

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

    A TRADIÇÃO OCULTA DA FESTA DE SANTA SARA - artigo de maio2010 em covenanimus.com

    Bruxa Honda
    Bruxa Honda
    Admin


    Mensagens : 140
    Data de inscrição : 09/11/2009
    Idade : 43
    Localização : Porto Alegre - RS

    A TRADIÇÃO OCULTA DA FESTA DE SANTA SARA - artigo de maio2010 em covenanimus.com Empty A TRADIÇÃO OCULTA DA FESTA DE SANTA SARA - artigo de maio2010 em covenanimus.com

    Mensagem  Bruxa Honda Sex maio 21, 2010 10:47 am

    24 e 25 de MAIO, DIA DE STA SARA KALI!
    PREPARE-SE JÁ!

    DIAS 24 e 25 SÃO OS DIAS DA COMEMORAÇÃO À SANTA SARA KALI...
    SE QUISER A REALIZAÇÃO DE ALGUM DESEJO SEU, NO DIA 25 DE MAIO, ACENDA UMA VELA AZUL ROYAL PARA SANTA SARA KALI E PONHA UMA FRUTA QUALQUER NUM PRATINHO, AO LADO, ESCREVA SEUS PEDIDOS NUM PAPEL E QUEIME NA CHAMA DA VELA, PEDINDO QUE ENVIE OS ESPÍRITOS DA 'CORRENTE DOS CIGANOS' PARA LHE AJUDAR NA REALIZAÇÃO DE SEUS DESEJOS.

    ORAÇÃO A SER FEITA APÓS QUEIMAR O PAPEL COM OS PEDIDOS:

    "Minha doce Santa Sara Kalí
    Tu que és a única Santa Cigana do Mundo,
    Tu que sofrestes todas as formas de humilhação e preconceito,
    Tu que fostes amedrontada e jogada ao mar,
    Para que morresses de sede e de fome.
    Tu que sabes o que é o medo, a fome, a mágoa e a dor no coração.
    Que Tu sejas minha advogada perante à Deus
    Que Tu me concedas a realização dos meus pedidos,
    me traga Bar Tai Sastimês! (Sorte e Saúde),
    que eu, Murrô Rharal seja sempre iluminado (a)
    com paz, sucesso e prosperidade,
    e que abençoe a minha vida e minha família,
    QUE ASSIM SEJA!

    OBS: ORAR SOB A LUZ DA VELA AZUL ROYAL, FAZER OS PEDIDOS PARA A OBTENÇÃO DAS GRAÇAS ALMEJADAS, REPETINDO A ORAÇÃO À SANTA SARA KALI POR 21 DIAS SEGUIDOS.
    DEPOIS QUE A VELA QUEIMAR, PEGUE A FRUTA E O RESTO DA VELA E ENTERRE JUNTO A RAIZ DE UMA ÁRVORE BEM BONITA E FRONDOSA...

    (NO DIA 25, SANTA SARA KALI ENVIA TODOS OS ESPÍRITOS DA 'CORRENTE DOS CIGANOS' À TERRA, PARA QUE ATENDAM A TODOS OS PEDIDOS.)
    TENHAM FÉ QUE ELA TEM FEITO MUITAS MARAVILHAS, DESDE SUA MORADA JUNTO AOS CIGANOS..........................OPTCHÁ ROMAH!!!



    A TRADIÇÃO OCULTA DA
    FESTA DE SANTA SARA

    A Cidade de Saintes-Maries-de-la-Mer, no delta do rio Ródano, comemora todos os anos a chegada ao local das Santas Maria Jacobé, Maria Salomé, Maria Madalena e Sara, a padroeira dos ciganos que para lá acorrem. No dia 24 de maio há uma grande procissão na qual as imagens são carregadas por ciganos e protegidas pelos cavaleiros-guardiões.
    Esta cidade é considerada uma Cidade Santa da Europa, destino de constantes peregrinações, principalmente do povo Rom.
    A razão para essas peregrinações se perde nas brumas do tempo e é contada de boca em boca pela gente da viagem, em volta da fogueira, armada no centro do acampamento. Assim ouvi, em Camargue, a lenda das origens:

    "O som do violino corta a noite. Ele acorda os espíritos ciganos que vêm da Rússia, onde moram em castelos de pedra; ou da Espanha, onde dormem nas praças de toruros. Pandeiros, palmas, cânticos de ciúme e amor desse anoitecer no acampamento, algo de sonho e de mágico."

    E o cigano Zandro começou a me contar..."Por volta do ano 40 de nossa era, Maria Jacobé (irmã da Virgem), Maria Salomé (mãe dos apóstolos Tiago Maior e de João), Lázaro, o ressuscitado, e suas duas irmãs Marta e Maria Madalena, mais Maximiliano e Sidônio, um cego que Cristo havia curado, foram abandonados ao mar pelos judeus de Jerusalém. Colocados num barco sem velas, sem remo e sem provisões. Sara, a escrava negra das duas Marias, retida no continente, se desesperou." - Conta Zandro...

    Saias vermelhas, xales negros, pulseiras douradas nas mulheres brilham mais que a Lua, a deusa de todos os ciganos. E enquanto aumentam os cantos e se esquentam os feiticeiros junto à grande fogueira, Zandro continua a contar essa bela lenda das origens gitanas..."Sara se desesperou, e aí aconteceu o milagre: Maria Salomé atirou seu xale na água e o tecido flutuou, permitindo que Sara chegasse ao barco."

    "Graças à Protação Divina, a barca atravessou todo o Mediterrâneo e chegou à região da Camarga, na praia onde hoje se ergue a Igreja das Santas Marias. Após construirem um pequeno oratório dedicado à Virgem, os discípulos de Cristo se separaram. Marta iria para Tarascom, Madalena saiu em peregrinação para Sainte-Baume, onde passou a viver numa gruta isolada. Lázaro foi apóstolo em Marselha. Maximiniano e Sidônio foram pregar em Aix, Só as duas Marias e Sara ficaram na Camarga. Quando elas morreram, os fiéis guardaram suas relíquias no oratório que haviam construído."

    Canta violino, bate com o pé descalço, POVO CIGANO, que SÃO SUAS AS NOITES DE 24 e 25 DE MAIO, junto à Igreja. E, entre moedas de ouro e talismãs de prata, ao cair das cartas famosas do Tarô, ao tilintar das estrelas, mostraremos suas lendas...

    "No século IX foi erguida uma igreja no lugar do velho oratório. No século XI, os monges de Montmajour estabeleceram ali um priorado e 100 anos depois reformaram a igreja, incorporada às fortificações da cidade.

    Em virtude das constantes invasões, os restos mortais das Santas foram enterrados sob o coro. Em 1443, o Duque de Anjou mandou escavar o local e as relíquias foram encontradas. Realizou-se então um cerimonial do qual participaram o rei e sua mulher Isabel, o Papa, o Cardeal e os grandes senhores de Provença. Na ocasião, os ciganos lá estavam como os ajudantes dos construtores e colocaram junto às relíquias um sarcófago do século III que trouxeram do Egito, e também como pedra do altar da igreja, um altar antigo do deus pagão Mitra. Os católicos nada perceberam e a igreja ficou uma verdadeira igreja cigana em homenagem à Sara Kali, lá onde estão os restos de sua última encarnação na Terra, como escrava das duas Marias..."

    Assim contou Zandro, ao pé do fogo...

    A CRIPTA MILAGROSA DE SANTA SARA E DAS DUAS MARIAS

    Os ciganos seguram tochas nas mãos. Muitos dançam. O vento varre a região com violência. Chove um pouco e algumas tochas se apagam. Carneiros pastam, pois essa é a maior atividade comercial da região. E vou caminhando com as tribos para assistir ao mistério da cripta.
    A cripta que contém as relíquias vai sendo puxada por cordas para o alto do coro. E os ciganos embaixo rezam, dançam, fazem promessas. No dia seguinte, as imagens das santas, precedidas por um grupo de arlesianos e cercadas por guardiões, são levadas em procissão pelas ruas de Saintes-Maries. No retorno da procissão, após a cerimônia das vésperas, a cripta é recolocada na capela. E a imagem de Sara é afogada nas águas.

    Então os zíngaros saem da igreja e dando as mãos fazem um bródio (festa) até o romper do dia. As carroças coloridas ou os modernos trailers ficam em volta, enquanto os Roms, com suas mais belas roupas, as ciganas cheias de jóias, fazem o mais exuberante festival.

    A ELEIÇÃO DA RAINHA DOS CIGANOS

    A cada três ou quatro anos os ciganos elegem sua rainha.
    Uma mulher de uma tribo é escolhida sob as bençãos de Sara, para suavizar o destino dos que são obrigados a errar pelas estradas do mundo, muitas vezes vítimas de preconceitos. Nessa eleição, a festa transcorre ininterruptamente por três dias e três noites. Com belos cavalos, os Roms caminham em volta da rainha. As farândolas brilham. Começam as touradas. É um verdadeiro mergulho no passado distante da vasta planície da Camarga. E a festa lembra a festa de Durga Kali na Índia, em Calcutá.

    Cantam os bichos noturnos. O violino geme. Ouvem-se cantos e palmas.
    No céu brilham as estrelas. É um sonho a festa de Sara. É uma fantasia de cantos e danças. Pois como dizem meus irmãos de estrada: "TODA A FELICIDADE HUMANA BASEIA-SE NUMA TRANSAÇÃO ENTRE O SONHO"...
    (Maria Helena Farelli, em suas várias peregrinações para escrever o livro 'Kali, A Magia e os Mistérios dos Ciganos")

    VIVA SANTA SARA KALI, DIAS 24 E 25/05... OS DIAS MAIS CIGANOS DO ANO!!!

    OBRIGADA MINHA QUERIDA SANTA SARA E A CORRENTE DOS CIGANOS DE LUZ, POR SEMPRE ESTAREM AO MEU LADO, ME INTUINDO, ME AMPARANDO, ME DIRECIONANDO, ME DANDO CONDIÇÕES DE AUXILIAR AOS COMPANHEIROS DE LUTA E APRENDIZADO, UTILIZANDO O BARALHO CIGANO E CONTANDO UM POUCO DOS MISTÉRIOS CIGANOS, SUAS HISTÓRIAS E COSTUMES...

    HOJE É UM DIA QUE ME EMOCIONO MUITO, E AMANHÃ TAMBÉM: SINTO OS LOUVORES A TI QUE VEM DE TODAS AS PARTES DO MUNDO, COM TANTA FÉ E AMOR, QUE ME SINTO UNIDA A TODOS COMO SE ESTIVÉSSEMOS NUM ÚNICO ABRAÇO APERTADO, COMO SE TODOS ESTIVÉSSEMOS MAIS JUNTOS DO QUE NUNCA!
    E ISSO É DEVIDO A TI, SANTA SARA, QUE NOS UNE CADA DIA MAIS, MESMO QUE CADA UM ESTEJA DISTANTE DO OUTRO...

    NESTE MOMENTO, SINTO A UNIÃO DE TODA A HUMANIDADE CIGANA E SIMPATIZANTES, TANTO DA ESPIRITUALIDADE QUANTO ENCARNADOS, EM UNÍSSONO A TE HOMENAGEAR, POR SEMPRE NOS PROTEGER E UNIR NO AMOR INCONDICIONAL, NOS TORNANDO PESSOAS DE BEM, DE FÉ, DE ESPERANÇAS, DE AMOR, CONTRUIBUINDO PARA A CARIDADE, PARA NOSSA EVOLUÇÃO, PARA NOS ELEVARMOS AO NOSSO QUERIDO DEUS, PELO NOSSO GOVERNADOR DA TERRA, E IRMÃO MAIOR, JESUS!!!......................OPTCHÁ!!!
    - Com grande emoção, Zelia Madureira.

    SALVE SANTA SARA KALI!!!
    SALVE SANTA SARA KALI!!! OPTCHÁ ROMAH!!!

    VAMOS OUVIR MÚSICA CIGANA HOJE E AMANHÃ, USAR ROUPA VERMELHA, COLORIDA...
    VAMOS CELEBRAR A ALEGRIA, A MÚSICA E A DANÇA, A UNIÃO FAMILIAR E O AMOR EM TODA SUA PLENITUDE...
    VAMOS CELEBRAR A BELEZA DA ALMA E DO CORPO TAMBÉM, E AGRADECER TUDO O QUE POSSUÍMOS...
    VAMOS NOS DELICIAR COM OS ALIMENTOS QUE POSSUÍMOS EM ABUNDÂNCIA E SABOREAR CADA BOCADO, CADA GOLE DE ÁGUA CRISTALINA, UM SUCO, OU UM DELICIOSO VINHO...
    VAMOS BRINDAR A VIDA, A SAÚDE, A VONTADE DE VIVER, DE SERMOS FELIZES E A CAPACIDADE QUE TEMOS DE ESCOLHER NOSSOS CAMINHOS PELO LIVRE ARBÍTRIO...
    VAMOS AGRADECER A ABUNDÂNCIA QUE A NATUREZA NOS MOSTRA TODOS OS DIAS, SEJA NAS FLORES, NOS FRUTOS, NAS AVES, NAS ÁRVORES E GRAMA VERDINHA, E OBSERVAR MAIS O CÉU, TANTO DE DIA EM SUAS NUVENS DE ALGODÃO DOCE, QUANTO À NOITE, NUM LINDO LUAR COM CINTILANTES ESTRELAS...
    FINALMENTE, VAMOS AGRADECER A OPORTUNIDADE DE SERMOS CENTELHA DIVINA, DE SERMOS PROTEGIDOS POR SERES TÃO ESPECIAIS COMO SANTA SARA, ENTRE OUTROS, E POR SERMOS PARTES INTEGRANTES DESTE VASTO E INFINITO UNIVERSO!!!

    - Com amor e grande emoção, Zelia Madureira.

      Data/hora atual: Seg Jul 01, 2024 7:19 am