Centro de Debates ~ Paganismo em foco! | covenanimus.com | irmandadeflordelotus.com

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

    CAPRICÓRNIO - artigo de Lúthien Bona Fide, dezembro.2010

    Bruxa Honda
    Bruxa Honda
    Admin


    Mensagens : 140
    Data de inscrição : 09/11/2009
    Idade : 43
    Localização : Porto Alegre - RS

    CAPRICÓRNIO - artigo de Lúthien Bona Fide, dezembro.2010 Empty CAPRICÓRNIO - artigo de Lúthien Bona Fide, dezembro.2010

    Mensagem  Bruxa Honda Qua Dez 22, 2010 11:53 am

    Principal característica: A expansividade.
    Qualidades: O otimismo.
    Defeitos: A arrogância.
    Elemento: Terra.
    Qualidade: Cardinal.
    Planeta Regente: Saturno.

    Regido por Saturno, o "senhor do tempo e da razão", o signo de capricórnio representa a estabilidade, a praticidade, o esforço, a ambição, as conquistas sólidas e duradouras, a determinação em vencer os obstáculos. Signo orientado para o trabalho, a disciplina e a persistência. Capricórnio é a ordem estabelecida, e também o esforço em direção ao apice das realizações.

    Tem como características: responsabilidade, dever, trabalho, organização, prudência, seriedade, repressão, isolamento, depressão, dificuldade em relaxar, em sentir, pois está muito voltado para o aspecto prático e realizador.

    O capricorniano deve aperfeiçoar e desenvolver suas metas, com o objetivo de tornar sólidos e duráveis os frutos de seu esforço. Entretanto, deve aprender de seu signo oposto, câncer, a lidar melhor com a sensibilidade e as emoções.

    O trabalho que faz e a segurança que deseja criar são conseqüências compreensíveis de seu modo de ser leal e determinado.

    Observador, de difícil aproximação, Capricórnio despreza a bajulação. Ao ponto de preferir "morrer de pé" do que ceder ao seu orgulho ferido. Fiel e confiável, sério e responsável, este signo tem lá suas pequenas loucuras, que podem se traduzir de diversas formas.

    Na saúde, Capricórnio rege os joelhos, que flexionamos em sinal de respeito ou auto-humilhação diante dos cultos, acenando para o atributo da obediência a uma lei maior, ainda que invisível, que move profundamente o signo. Os ossos e a coluna vertebral – aquilo que simboliza a estrutura do corpo humano, se relaciona ao Capricórnio.

    Nas profissões, é o signo dos grandes administradores, dos políticos e de todos os que constroem projetos de enorme envergadura social. Mas, em qualquer campo, Capricórnio deseja se destacar como o melhor, o "faixa-preta" em sua área, mesmo pagando um preço alto por isso, como a diminuição do tempo de lazer.

    No amor, é um signo controverso. Sensual, gosta de carinho, mas teme quem se aproxima de repente; é fiel e constante e não deseja perder o que conquistou, pois demora muito a abrir seu espaço emocional e se fere com muita facilidade quando enganado em seus bons princípios. Altamente sexualizado, só consegue se expressar em um ambiente de confiança e amor, desprezando os aspectos frívolos da relação. Leva tudo à sério e assim espera ser tratado.

    Seu elemento é a Terra, sua pedra é a ágata, o ônix, o diamante, o jaspe e todas as pedras marrons e negras, seu metal é o chumbo, sua cor é o marrom e o negro.


    Mito de Capricórnio
    A Flauta de Pã

    Pã é lembrado como o inventor da flauta. Chamou-a de Siringe para homenagear uma Ninfa transformada em verga de junco para escapar de suas investidas amorosas.

    Pã gostava das montanhas, das cavernas e dos lugares isolados, certa ocasião, divertia-se entre as Ninfas em um desses lugares e resolveu perseguir Siringe. Quando estava a ponto de capturá-la, Siringe clamou por socorro ao pai, Ladon, rei dos rios. A pedido da filha, Ladon a transformou em uma verga de junco, frustrando as tentativas de seu perseguidor. Para se consolar, Pã escolheu um feixe de juncos e com eles fez a flauta. A música que tirava desse instrumento era muito suave e bela.

    A relação do mito com o capricorniano se dá na necessidade de isolamento que assim como o Deus que procurava as montanhas, o capricorniano muitas vezes tem, se isola do mundo e fica sozinho consigo mesmo, como um retiro, momento que utiliza para pensar e repensar suas atitudes e atos, assim como a necessidade de perseguir seus objetivos, o capricorniano não desiste nunca, vai atrás até o fim.

      Data/hora atual: Qua Jul 03, 2024 7:56 am