Centro de Debates ~ Paganismo em foco! | covenanimus.com | irmandadeflordelotus.com

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

    ESBÁ - O PLENÚRIO - artigo de agosto.2009 em covenanimus.com

    Votação

    Sua opinião

    [ 0 ]
    ESBÁ - O PLENÚRIO - artigo de agosto.2009 em covenanimus.com I_vote_lcap0%ESBÁ - O PLENÚRIO - artigo de agosto.2009 em covenanimus.com I_vote_rcap [0%] 
    [ 0 ]
    ESBÁ - O PLENÚRIO - artigo de agosto.2009 em covenanimus.com I_vote_lcap0%ESBÁ - O PLENÚRIO - artigo de agosto.2009 em covenanimus.com I_vote_rcap [0%] 
    [ 0 ]
    ESBÁ - O PLENÚRIO - artigo de agosto.2009 em covenanimus.com I_vote_lcap0%ESBÁ - O PLENÚRIO - artigo de agosto.2009 em covenanimus.com I_vote_rcap [0%] 
    [ 0 ]
    ESBÁ - O PLENÚRIO - artigo de agosto.2009 em covenanimus.com I_vote_lcap0%ESBÁ - O PLENÚRIO - artigo de agosto.2009 em covenanimus.com I_vote_rcap [0%] 

    Total de votos: 0
    Bruxa Honda
    Bruxa Honda
    Admin


    Mensagens : 140
    Data de inscrição : 09/11/2009
    Idade : 43
    Localização : Porto Alegre - RS

    ESBÁ - O PLENÚRIO - artigo de agosto.2009 em covenanimus.com Empty ESBÁ - O PLENÚRIO - artigo de agosto.2009 em covenanimus.com

    Mensagem  Bruxa Honda Seg Abr 26, 2010 1:18 pm

    ESBÁ – O PLENÚRIO

    Apesar de ser uma questão básica na magia, encontrei nos grupos de estudo uma questão bem interessante quanto aos "Esbbaths". Os Esbbaths ou Plenilúnios são momentos de celebração a Deusa que fazemos mensalmente na Lua Cheia, o Plenilúnio.

    Muitos celebram todas as luas, particularmente não chamo de Esbbath, por ser esta uma celebração originalmente de Plenilúnio prefiro chamar as celebrações de Lua Crescente e Lua Minguante de Saudação a tais luas.

    Há ainda um Esbbath importante de ser celebrado, o conhecido "Esbbath de Lua Negra". Este Esbbath é uma forma de celebração a face escura da Deusa, as Deusas Negras(do submundo, etc) e de reconhecer e conectar-se a nossa parte Obscura do ser.

    Reconhecemos na Bruxaria não somente a Luz, mas as Sombras de nossos Deuses pois cremos que o Mal na concepção atual inexiste. Os conceitos de "BOM" ou "RUIM" atuais são frutos de uma sociedade patriarcal educada conforme os conceitos adquiridos daqueles que formaram dois planos distintos de pós vida, o Céu, que foi criado a partir das crenças pagãs das "Terras de Caça" ou dos "Campos de Repouso", e o Inferno que foi uma forma de negação da parte obscura da Divindade. Sendo assim nossas divindades da Lua Negra não são os esteriótipos de mal ou bem que conhecemos hoje, são apenas uma forma de reconhecimento da condição de Luz e Sombras de todos nós, pois na Bruxaria nada é Totalmente Luz ou Totalmente Sombras, tudo é um equilíbrio entre as duas Energias,talvez se pensarmos na Parapsicologia o "Id "e o "Super Ego".

    Mas esta questão nos "dá pano pra manga" e tentarei expor isto em um outro momento e uma outra coluna.

    A Celebração do Esbbath está incutida em nossas tradições desde o início das religiões Matrifocais, na Wicca está incrustado diretamente no início de um texto muito conhecido e utilizado em nossos rituais,"O Chamado da Deusa".

    "Sempre que precisarem de algo, uma vez ao mês, e de preferência na lua cheia, reúnam-se em segredo num local e reverenciem meu espírito, a Rainha de todos os Bruxos.

    Reúnam-se os que estão dispostos a aprender magia, mas que ainda não dominam seus segredos mais profundos, a esses hei de ensinar tudo que ainda lhes é desconhecido, para que sejam livres..."

    Bem, fica evidente que a escritora deste texto, inspirada pela personificação da Deusa em sua posição de Sacerdotisa nos mostra quão importante a celebração da "Face Mãe" da Deusa, plena em si mesma e cheia de energia.

    Por isso celebro os Esbbath de Lua Cheia e de Lua Negra e ainda faço minha saudação a Lua Minguante a Saudação a Lua Crescente, assim estou em equilíbrio de luz e sombra de meu ser e da centelha divina que habita em mim, Sacerdote e personificação do Deus presente em cada ritual. Também é assim que as faces "Donzela" e "Anciã" da Deusa são vivenciadas por mim durante minhas saudações.

    Esta é uma vivência passada por mim nos grupos de estudo e uma tradição seguida por minha irmandade, filhos e seguidores.

    Por isso não perca tempo, Celebre a Deusa e entre em contato com sua divindade interior...

    Com as bênçãos sinceras,

      Data/hora atual: Seg Jul 01, 2024 7:48 am