Centro de Debates ~ Paganismo em foco! | covenanimus.com | irmandadeflordelotus.com

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

    UMA POESIA PARA CÂNCER - artigo de junho.10 em covenanimus.com

    Bruxa Honda
    Bruxa Honda
    Admin


    Mensagens : 140
    Data de inscrição : 09/11/2009
    Idade : 43
    Localização : Porto Alegre - RS

    UMA POESIA PARA CÂNCER - artigo de junho.10 em covenanimus.com Empty UMA POESIA PARA CÂNCER - artigo de junho.10 em covenanimus.com

    Mensagem  Bruxa Honda Dom Jul 04, 2010 11:10 pm

    Memória
    Cecília Meireles


    Minha família anda longe
    contravos de circunstancias:
    uns converteram-se em flores,
    outros em pedra, água, líquen,
    alguns, de tanta distância,
    nem têm vestígios que indiquem
    uma certa orientação.

    Minha família anda longe,
    - Na Terra, na Lua, em Marte -
    uns dançando pelos ares,
    outros perdidos no chão.

    Tão longe, a minha família!
    Tão dividida em pedaços!
    Um pedaço em cada parte...
    Pelas esquinas do tempo,
    brincam meus irmãos antigos:
    uns anjos, outros palhaços...
    Seus vultos de labareda
    rompem-se como retratos
    feitos em papel de seda.
    vejo lábios, vejo braços,
    - por um momento, persigo-os;
    de repente os mais exatos,
    perdem a sua exatidão.
    Se falo, nada responde.
    Depois, tudo vira vento,
    e nem o meu pensamento
    pode compreender por onde
    passaram nem onde estão.


    Minha família anda longe.
    Mas eu sei reconhecê-la:
    um cílio dentro do Oceano...
    um pulso sobre uma estrela,
    uma ruga num caminho
    caída como pulseira,
    um joelho em cima da espuma,
    um movimento sozinho
    aparecido na poeira...
    Mas tudo vai sem nenhuma
    noção de destino humano,
    de humana recordação.


    Minha família anda longe.
    reflete-se em minha vida,
    mas não acontece nada:
    por mais que eu esteja lembrada,
    ela se faz de esquecida:
    não há comunicação!
    Uns são nuvem, outros lesma...
    Vejo as asas, sinto os passos
    de meus anjos e palhaços,
    numa ambígua trajetória
    de que sou o espelho e a história.
    Murmuro para mim mesma:
    "É tudo imaginação!"


    Mas sei que tudo é memória...





    Uma Poesia para Câncer

    O convite do mês é navegar pelos mares da emoção e, aos mais corajosos, um mergulho nas profundezas do sentimento. A diferença é tremenda: enquanto, nas emoções, a visão que temos é apenas das reações que as pessoas, objetos, situações provocam em nós: nos sentimentos entendemos as causas das reações e podemos de quebra descobrir sentimentos que estavam latentes apenas. Somos convidados a remexer em nossas memórias, em nossas emoções e com elas percebermos o que sentimos e como sentimos. Não é nada fácil esse momento. Confesso que, apesar de adorar a água e as sensações que em mim provoca, preciso de uma dosagem de força de vontade pra mergulhar nas sensações. O motivo é simples aqui não podemos fingir; não dá pra racionalizar num primeiro momento. Câncer vem ensinar o mundo das emoções, sua instabilidade, flutuação, a todos nós mortais. Claro que como primeiro signo do elemento água e tendo ainda a incumbência de levar-nos a matriz de nossas emoções: a família, é um mergulho no útero das razões de emoções enraizadas em nós.

    Talvez por isso muitos associem o inverno a situações sombrias, depressões. Prefiram o verão, o calor, a claridade. Entretanto, para aqueles que conseguem encontrar o equilíbrio no meio do caos emocional, conseguem respirar, soltar, esses atingem um outro estágio e depara-se com o centro dos sentimentos. A nossa capacidade humana de sentir, de sentir a materialização do sentimento em si mesmo. Parece papo de doido? È, com certeza será para todos aqueles que racionalizam, que criaram uma crosta confortável de proteção ao sentir. No entanto, tenho certeza absoluta de que muitos compreendem o que falo, pois o sentimento ultrapassa essa razão. É algo que não conseguimos expressar em palavras, a razão não consegue alcançar, mas, uma vez vivido nunca mais será esquecido, pois é a razão da própria existência, é a poesia que nos mantém vivos. A única razão de nossa existência: o sentir. Experenciar na matéria o sentimento e suas conseqüências. Só desta maneira, poderemos compreender o outro, a natureza e acima de tudo respeitá-los e preservá-los.

    Assim, permita-se nesse mês sentir suas próprias emoções, perceba onde elas levam você, o que elas querem mostrar, que emoções você busca remontar e por que remonta. Enfim, viaje nesse mar de emoções existentes em você. E dessa viagem faça a poesia de sua memória. Boa viagem!

      Data/hora atual: Seg Jul 08, 2024 6:50 pm