OS MISTÉRIOS DO
Povo Cigano
Muitas pessoas se atraem para os costumes do Povo Cigano, primeiro buscando auxílio para problemas de todo tipo com oraculistas e até magias ciganas para atrair amor, cortar magias, conseguir sorte, se atraem pelo estilo da vestimenta cigana - muito integrada à moda nos dias atuais - mesclando-se ao movimento hippie dos anos 70, que deixou marcas e referências até hoje. Os mais interessados acabam encontrando mais, como as músicas, danças, festas, espetáculos circenses, teatro, entre outros. Mas imaginam que somente isso compõe seu legado cultural e não conseguem enxergá-los no meio do povo em diversos setores, em especial no Poder Judiciário de vários países, como juízes de direito, promotores, delegados, e até no Poder Executivo, como por exemplo o nosso saudoso presidente da república Juscelino Kubitsheck, muito querido e respeitado por muitos, mas poucos conhecem sua origem cigana, e o que procurou fazer por todos os brasileiros inclusive seu povo, algo que falarei mais futuramente, por ter muito conteúdo a citar e comentar.
A atração pela Justiça é natural entre os ciganos, por não admitir injustiças e crimes no cotidiano, pois aprendemos desde pequenos o que é certo e o que é errado na vida com rigor. Mesmo às vezes não concordando com muitos hábitos que existem em vários povos, respeitamos, pois a diversidade é fato no mundo todo, e é o que enriquece a humanidade. Mas o objetivo de todos os ciganos é a evolução pessoal e espiritual, e por isso também são considerados o povo mais espiritualizado do planeta. Portanto a crença preconceituosa que ainda persiste em vários países inclusive no Brasil, que 'ciganos roubam crianças' ou comparar a criminosos é pura lenda, pois para os ciganos, o que há de mais precioso numa família são OS FILHOS!, que costumam ter muitos, e é considerado uma desgraça a morte prematura de alguma criança no clã, e não existe a violência, maltratos, castigos e abandono de crianças como acontece diariamente pelo mundo todo.
O que sempre aconteceu e acontece até hoje são os acampamentos ciganos por onde passam, resgatarem crianças abandonadas à própria sorte e educá-los como filhos, aí considerando eles como legítimos ciganos. Alguns clãs consideram a mulher que não gera filhos algo triste demais, e quando isso acontece, tais mulheres adotam essas crianças legalmente, e independente se há ou não mulheres nessa situação, adotam essas crianças, e as acusações dessas mulheres insanas era a mais fácil de justificar, que são de acusar os ciganos de terem roubado suas crianças.
Na Europa antiga existiam as 'rodas dos enjeitados' em vários países, onde muitos colocavam criminosamente seus filhos ainda pequeninos, para manter a mentira em suas vidas, e dali surgiram muitas adoções pelos ciganos, por considerarem isso um ultraje à própria humanidade. E muitas acusações mentirosas surgiram dali, como colocar a culpa nos acampamentos ciganos próximos, pois é mais fácil acusar alguém que não pode se defender do que admitirem suas vergonhas pessoais - como fruto de traições, gravidez indesejada, entre outros motivos.
Os Mistérios do Povo Cigano são tantos, que tenho que fragmentar essas idéias em várias partes. Por exemplo, falar sobre oráculos é algo extenso, e muito cobiçado principalmente na atualidade, pois sempre exerceram uma fascinação muito grande em todas as pessoas, ainda mais quando se diz "Oráculos utilizados pelo povo cigano"
A MAGIA E OS ORÁCULOS CIGANOS
O povo cigano nos remete à magia, à liberdade, à vida sem os imperativos sociais que nos regem, e principalmente ao conhecimento de culturas, países e religiosidades diversas devido ao nomadismo invejável. Os ciganos carregam consigo o dom místico da previsão e magística.
A história nos apresenta desde os tempos mais remotos a característica incontestável dos métodos utilizados por esse povo para levar todo tipo de mensagem às pessoas por todo o mundo. Fazemos referência a algumas das práticas comuns e mais conhecidas, contudo, outras existem cuja magística também se revela esplendorosamente através de seus costumes e seus clãs. Assim, encontramos na cultura do povo cigano outros métodos muito pouco revelados e que normalmente são usados com discrição e menos frequência para os não ciganos e de valor indivisível para a espiritualidade e o mundo oculto, o que não impede, entretanto, que uma vez conhecidos e consagrados possam também ser utilizados por não ciganos, dentro da sábia e conhecida 'magia cigana'. Quando revemos pesquisas tanto material quanto espiritual, a surpresa da quantidade e beleza de todos esses Oráculos e o quanto nos seria precioso o aprendizado, a fim de que esses conhecimentos milenares não caíssem mais no esquecimento, já que os ensinamentos são de pai para filho e mãe para filha, e como citei em textos anteriores, pela dizimação de algumas companhias e até pelos pactos de silêncio para preservação da descendência, muito foi deixado de ser praticado pelos próprios ciganos. Muitos Oráculos podem ser encontrados, mas sem as devidas consagrações e muitos sem uma tabela interpretativa satisfatória, por isso o trabalho pelo resgate e legados para a posteridade, por meio da escrita, para que assim a Tradição da Magia Planetária, mais uma vez, fosse desmistificada e ensinada a todos que necessitam de orientação para compreender melhor esses sistemas divinatórios.
É interessante, que tal como todos os outros povos místicos, especialmente por sua origem e natureza enigmática, também carrega de maneira especial a cultura cigana, sua magia e seus próprios oráculos e que são regidos diretamente por seus encantados e ordenados, através de seus encantamentos magísticos que durante séculos foram mantidos dentro de suas próprias famílias, e que hoje encontram possibilidade de maior liberdade de divulgação e prática, na ordem natural da evolução e da divisão do conhecimento. Por isso, passarei então a explicar como se pode fazer uso desses segredos milenares, que por tanto tempo permaneceram guardados e preservados, portando altíssima importância. Recomendando-se sempre utilizá-los com todo o grau de responsabilidade, valor e respeito que possuem e merecem.
Um dos maiores segredos dessa cultura está na simplicidade e no conhecimento milenar que possuem, habituados a viver durante séculos entre os seres da natureza, compartilhando da magia indiscutível dos Elementos naturais e seus Elementais, alcançaram limites incomparáveis do saber e dos resultados desejados. Guardando sempre muito respeito a todo aprendizado que ao longo da história receberam das várias culturas em que estiveram presentes, deixando sempre um pouco de sua beleza e sabedoria. Somos sabedores de que por tantas vezes foram suas práticas distorcidas, para servir a tantas outras intenções e mascara-las de maneira ímpar com a preocupação de legar à essa cultura práticas que jamais tiveram, não demonstrando desta forma seu verdadeiro valor e mistério, misturando com isso práticas, receitas vulgares e sem propósito magístico, conceitos e definições místicas de outras origens e que jamais pertenceram às suas tradições.
Os ciganos possuem práticas que carregam durante a história do povo cigano muitos fenômenos ocorridos e que são passados através dos mais velhos aos mais novos, como tudo entre eles é repassado de forma oral e desde a infância.
Lembrando que a missão dos povos ciganos no mundo é a de representar a liberdade, que nos faz seres viventes, firmes nos propósitos do dia a dia, sem interferências para que possamos utilizar bem o nosso Livre Arbítrio, e são os guardiões dos ensinamentos magísticos sagrados para o mundo. Assim como o povo Hebreu foi perseguido pelas hostes trevosas comandadas pelo baixo astral, querendo impedir a disseminação dos conhecimentos iluminados de que eram portadores, para a preparação da vinda do Grande Messias, os povos ciganos também foram e são perseguidos pelas mesmas hostes trevosas, para que não consigam propalar os ensinamentos positivos e sagrados da Magia Planetária de que são portadores como guardiões. Só que o povo Hebreu, que veio trazer a luz do conhecimento para todos, a existência de um Deus único, sempre se instalou em algum local (não eram nômades), e sobreviveu com a criação de um Estado Forte (hoje Estado de Israel). O povo cigano não; era nômade, e seu conhecimento não foi ainda trazido nem na metade. Por isso está amparado pelo Astral, para trazer a luz de todos os conhecimentos magísticos superiores e sagrados a que se reporta. Uma de suas tarefas era o desapego à matéria humana (nômades), mas sem deixar de contemplar as belezas dos elementos divinos, os 'oito elementos humanos' (espiritual, mineral, vegetal, eólico, ígneo, telúrico, aquático e magnético), bem como, pelo fato de serem nômades pela sua própria natureza, pelas andanças no mundo por milênios, os povos ciganos adquiriram e aprenderam todo o conhecimento e potencial magístico e sagrado das grandes civilizações, guardando-os muitas vezes com suas próprias vidas, sendo esse conhecimento adquirido, guardado a sete chaves, principalmente em registros astrais, e hoje estão, como muitos em espírito, envidando grandes esforços a fim de que essa Magia Divina e Sagrada seja do conhecimento e da prática de todos.
São nômades no astral também, pois atuam em diversas ordens religiosas. Os ciganos são grandiosos e amparados pela Potência Reinante da Lei (disciplina, ordenação, liberdade e livre arbítrio) do Divino Criador. Em suas manifestações, são alegres, descontraídos, e trabalham espiritualmente em lugares onde encontram afinidades, com os quais muitas vezes já tiveram contatos em vidas anteriores, pelo fato de trazerem em seu íntimo a Magia Planetária, e essa não pode ser adquirida, ensinada e praticada por incautos.
O campo de atuação deles é todo aquele que o coração permitir. Portanto é o amor seu maior forte campo de atuação. Também falam do futuro, sempre bem orientando a todos que a verdadeira espiritualidade está na Reforma Íntima, no Amor, no Perdão, e na Caridade. Fazem questão de deixar claro que são um povo místico, que trazem o conhecimento Divino e terreno de várias nações por onde passaram. Entre eles existem verdadeiros magos e curandeiros, pois aprenderam o conhecimento humano e espiritual devido ao nomadismo latente, em contato com todos os povos do mundo, por vários milênios, e são portadores naturais das magias e da cura, para fazer o bem ao próximo. Gostam de usar vestes coloridas, cantar e dançar, que segundo eles são maneiras de exteriorizar sua felicidade, mas cada espírito cigano tem a sua natureza.
Dentre os Oráculos utilizados pelo povo cigano mais conhecidos são: o 'Baralho Cigano' ou 'Cartas Ciganas', a 'Quiromancia', a 'Bola de Cristal', que pela tradição são de uso exclusivo das mulheres. Os demais podem ser utilizados tanto pelos homens quanto pelas mulheres. Agora, para os gadjês (não ciganos), qualquer Oráculo cigano pode ser interpretado tanto por homens como por mulheres.
O 'Sunaka - Oráculo das Moedas Ciganas', o 'Tarô', o 'Baralho Cigano', a 'Quiromancia' e as 'Runas' são considerados os mais complexos processos divinatórios, demandando muito tempo de aprendizagem. Mas ainda há os 'Espelhos Ciganos', o 'Oráculo de Sara', o 'Oráculo do Fogo Sagrado', as 'Agulhas Encantadas', o 'Oráculo do Punhal', da 'Borra do Café ou Chá', do 'Pingo de Cera', 'Oráculo da Natureza', dos 'Espelhos Coloridos', 'Quiromancia e Velas', 'Oráculo dos Cristais', 'Vidência no Copo D'Água', 'Oráculo dos Dominós', entre muitos outros ainda menos conhecidos que estes pelos gadjês (não ciganos), mas muito praticados nos clãs, e mais prá frente vou falar e comentar sobre cada um.
OPTCHÁ ROMAH!!!
Povo Cigano
Muitas pessoas se atraem para os costumes do Povo Cigano, primeiro buscando auxílio para problemas de todo tipo com oraculistas e até magias ciganas para atrair amor, cortar magias, conseguir sorte, se atraem pelo estilo da vestimenta cigana - muito integrada à moda nos dias atuais - mesclando-se ao movimento hippie dos anos 70, que deixou marcas e referências até hoje. Os mais interessados acabam encontrando mais, como as músicas, danças, festas, espetáculos circenses, teatro, entre outros. Mas imaginam que somente isso compõe seu legado cultural e não conseguem enxergá-los no meio do povo em diversos setores, em especial no Poder Judiciário de vários países, como juízes de direito, promotores, delegados, e até no Poder Executivo, como por exemplo o nosso saudoso presidente da república Juscelino Kubitsheck, muito querido e respeitado por muitos, mas poucos conhecem sua origem cigana, e o que procurou fazer por todos os brasileiros inclusive seu povo, algo que falarei mais futuramente, por ter muito conteúdo a citar e comentar.
A atração pela Justiça é natural entre os ciganos, por não admitir injustiças e crimes no cotidiano, pois aprendemos desde pequenos o que é certo e o que é errado na vida com rigor. Mesmo às vezes não concordando com muitos hábitos que existem em vários povos, respeitamos, pois a diversidade é fato no mundo todo, e é o que enriquece a humanidade. Mas o objetivo de todos os ciganos é a evolução pessoal e espiritual, e por isso também são considerados o povo mais espiritualizado do planeta. Portanto a crença preconceituosa que ainda persiste em vários países inclusive no Brasil, que 'ciganos roubam crianças' ou comparar a criminosos é pura lenda, pois para os ciganos, o que há de mais precioso numa família são OS FILHOS!, que costumam ter muitos, e é considerado uma desgraça a morte prematura de alguma criança no clã, e não existe a violência, maltratos, castigos e abandono de crianças como acontece diariamente pelo mundo todo.
O que sempre aconteceu e acontece até hoje são os acampamentos ciganos por onde passam, resgatarem crianças abandonadas à própria sorte e educá-los como filhos, aí considerando eles como legítimos ciganos. Alguns clãs consideram a mulher que não gera filhos algo triste demais, e quando isso acontece, tais mulheres adotam essas crianças legalmente, e independente se há ou não mulheres nessa situação, adotam essas crianças, e as acusações dessas mulheres insanas era a mais fácil de justificar, que são de acusar os ciganos de terem roubado suas crianças.
Na Europa antiga existiam as 'rodas dos enjeitados' em vários países, onde muitos colocavam criminosamente seus filhos ainda pequeninos, para manter a mentira em suas vidas, e dali surgiram muitas adoções pelos ciganos, por considerarem isso um ultraje à própria humanidade. E muitas acusações mentirosas surgiram dali, como colocar a culpa nos acampamentos ciganos próximos, pois é mais fácil acusar alguém que não pode se defender do que admitirem suas vergonhas pessoais - como fruto de traições, gravidez indesejada, entre outros motivos.
Os Mistérios do Povo Cigano são tantos, que tenho que fragmentar essas idéias em várias partes. Por exemplo, falar sobre oráculos é algo extenso, e muito cobiçado principalmente na atualidade, pois sempre exerceram uma fascinação muito grande em todas as pessoas, ainda mais quando se diz "Oráculos utilizados pelo povo cigano"
A MAGIA E OS ORÁCULOS CIGANOS
O povo cigano nos remete à magia, à liberdade, à vida sem os imperativos sociais que nos regem, e principalmente ao conhecimento de culturas, países e religiosidades diversas devido ao nomadismo invejável. Os ciganos carregam consigo o dom místico da previsão e magística.
A história nos apresenta desde os tempos mais remotos a característica incontestável dos métodos utilizados por esse povo para levar todo tipo de mensagem às pessoas por todo o mundo. Fazemos referência a algumas das práticas comuns e mais conhecidas, contudo, outras existem cuja magística também se revela esplendorosamente através de seus costumes e seus clãs. Assim, encontramos na cultura do povo cigano outros métodos muito pouco revelados e que normalmente são usados com discrição e menos frequência para os não ciganos e de valor indivisível para a espiritualidade e o mundo oculto, o que não impede, entretanto, que uma vez conhecidos e consagrados possam também ser utilizados por não ciganos, dentro da sábia e conhecida 'magia cigana'. Quando revemos pesquisas tanto material quanto espiritual, a surpresa da quantidade e beleza de todos esses Oráculos e o quanto nos seria precioso o aprendizado, a fim de que esses conhecimentos milenares não caíssem mais no esquecimento, já que os ensinamentos são de pai para filho e mãe para filha, e como citei em textos anteriores, pela dizimação de algumas companhias e até pelos pactos de silêncio para preservação da descendência, muito foi deixado de ser praticado pelos próprios ciganos. Muitos Oráculos podem ser encontrados, mas sem as devidas consagrações e muitos sem uma tabela interpretativa satisfatória, por isso o trabalho pelo resgate e legados para a posteridade, por meio da escrita, para que assim a Tradição da Magia Planetária, mais uma vez, fosse desmistificada e ensinada a todos que necessitam de orientação para compreender melhor esses sistemas divinatórios.
É interessante, que tal como todos os outros povos místicos, especialmente por sua origem e natureza enigmática, também carrega de maneira especial a cultura cigana, sua magia e seus próprios oráculos e que são regidos diretamente por seus encantados e ordenados, através de seus encantamentos magísticos que durante séculos foram mantidos dentro de suas próprias famílias, e que hoje encontram possibilidade de maior liberdade de divulgação e prática, na ordem natural da evolução e da divisão do conhecimento. Por isso, passarei então a explicar como se pode fazer uso desses segredos milenares, que por tanto tempo permaneceram guardados e preservados, portando altíssima importância. Recomendando-se sempre utilizá-los com todo o grau de responsabilidade, valor e respeito que possuem e merecem.
Um dos maiores segredos dessa cultura está na simplicidade e no conhecimento milenar que possuem, habituados a viver durante séculos entre os seres da natureza, compartilhando da magia indiscutível dos Elementos naturais e seus Elementais, alcançaram limites incomparáveis do saber e dos resultados desejados. Guardando sempre muito respeito a todo aprendizado que ao longo da história receberam das várias culturas em que estiveram presentes, deixando sempre um pouco de sua beleza e sabedoria. Somos sabedores de que por tantas vezes foram suas práticas distorcidas, para servir a tantas outras intenções e mascara-las de maneira ímpar com a preocupação de legar à essa cultura práticas que jamais tiveram, não demonstrando desta forma seu verdadeiro valor e mistério, misturando com isso práticas, receitas vulgares e sem propósito magístico, conceitos e definições místicas de outras origens e que jamais pertenceram às suas tradições.
Os ciganos possuem práticas que carregam durante a história do povo cigano muitos fenômenos ocorridos e que são passados através dos mais velhos aos mais novos, como tudo entre eles é repassado de forma oral e desde a infância.
Lembrando que a missão dos povos ciganos no mundo é a de representar a liberdade, que nos faz seres viventes, firmes nos propósitos do dia a dia, sem interferências para que possamos utilizar bem o nosso Livre Arbítrio, e são os guardiões dos ensinamentos magísticos sagrados para o mundo. Assim como o povo Hebreu foi perseguido pelas hostes trevosas comandadas pelo baixo astral, querendo impedir a disseminação dos conhecimentos iluminados de que eram portadores, para a preparação da vinda do Grande Messias, os povos ciganos também foram e são perseguidos pelas mesmas hostes trevosas, para que não consigam propalar os ensinamentos positivos e sagrados da Magia Planetária de que são portadores como guardiões. Só que o povo Hebreu, que veio trazer a luz do conhecimento para todos, a existência de um Deus único, sempre se instalou em algum local (não eram nômades), e sobreviveu com a criação de um Estado Forte (hoje Estado de Israel). O povo cigano não; era nômade, e seu conhecimento não foi ainda trazido nem na metade. Por isso está amparado pelo Astral, para trazer a luz de todos os conhecimentos magísticos superiores e sagrados a que se reporta. Uma de suas tarefas era o desapego à matéria humana (nômades), mas sem deixar de contemplar as belezas dos elementos divinos, os 'oito elementos humanos' (espiritual, mineral, vegetal, eólico, ígneo, telúrico, aquático e magnético), bem como, pelo fato de serem nômades pela sua própria natureza, pelas andanças no mundo por milênios, os povos ciganos adquiriram e aprenderam todo o conhecimento e potencial magístico e sagrado das grandes civilizações, guardando-os muitas vezes com suas próprias vidas, sendo esse conhecimento adquirido, guardado a sete chaves, principalmente em registros astrais, e hoje estão, como muitos em espírito, envidando grandes esforços a fim de que essa Magia Divina e Sagrada seja do conhecimento e da prática de todos.
São nômades no astral também, pois atuam em diversas ordens religiosas. Os ciganos são grandiosos e amparados pela Potência Reinante da Lei (disciplina, ordenação, liberdade e livre arbítrio) do Divino Criador. Em suas manifestações, são alegres, descontraídos, e trabalham espiritualmente em lugares onde encontram afinidades, com os quais muitas vezes já tiveram contatos em vidas anteriores, pelo fato de trazerem em seu íntimo a Magia Planetária, e essa não pode ser adquirida, ensinada e praticada por incautos.
O campo de atuação deles é todo aquele que o coração permitir. Portanto é o amor seu maior forte campo de atuação. Também falam do futuro, sempre bem orientando a todos que a verdadeira espiritualidade está na Reforma Íntima, no Amor, no Perdão, e na Caridade. Fazem questão de deixar claro que são um povo místico, que trazem o conhecimento Divino e terreno de várias nações por onde passaram. Entre eles existem verdadeiros magos e curandeiros, pois aprenderam o conhecimento humano e espiritual devido ao nomadismo latente, em contato com todos os povos do mundo, por vários milênios, e são portadores naturais das magias e da cura, para fazer o bem ao próximo. Gostam de usar vestes coloridas, cantar e dançar, que segundo eles são maneiras de exteriorizar sua felicidade, mas cada espírito cigano tem a sua natureza.
Dentre os Oráculos utilizados pelo povo cigano mais conhecidos são: o 'Baralho Cigano' ou 'Cartas Ciganas', a 'Quiromancia', a 'Bola de Cristal', que pela tradição são de uso exclusivo das mulheres. Os demais podem ser utilizados tanto pelos homens quanto pelas mulheres. Agora, para os gadjês (não ciganos), qualquer Oráculo cigano pode ser interpretado tanto por homens como por mulheres.
O 'Sunaka - Oráculo das Moedas Ciganas', o 'Tarô', o 'Baralho Cigano', a 'Quiromancia' e as 'Runas' são considerados os mais complexos processos divinatórios, demandando muito tempo de aprendizagem. Mas ainda há os 'Espelhos Ciganos', o 'Oráculo de Sara', o 'Oráculo do Fogo Sagrado', as 'Agulhas Encantadas', o 'Oráculo do Punhal', da 'Borra do Café ou Chá', do 'Pingo de Cera', 'Oráculo da Natureza', dos 'Espelhos Coloridos', 'Quiromancia e Velas', 'Oráculo dos Cristais', 'Vidência no Copo D'Água', 'Oráculo dos Dominós', entre muitos outros ainda menos conhecidos que estes pelos gadjês (não ciganos), mas muito praticados nos clãs, e mais prá frente vou falar e comentar sobre cada um.
OPTCHÁ ROMAH!!!