Centro de Debates ~ Paganismo em foco! | covenanimus.com | irmandadeflordelotus.com

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

    RITUAIS NAS FESTAS CIGANAS - artigo outubro.2010 em covenanimus.com

    Bruxa Honda
    Bruxa Honda
    Admin


    Mensagens : 140
    Data de inscrição : 09/11/2009
    Idade : 43
    Localização : Porto Alegre - RS

    RITUAIS NAS FESTAS CIGANAS - artigo outubro.2010 em covenanimus.com Empty RITUAIS NAS FESTAS CIGANAS - artigo outubro.2010 em covenanimus.com

    Mensagem  Bruxa Honda Seg Out 25, 2010 11:35 pm

    Falo sempre que as festas ciganas são celebrações à vida! E são mesmo, pois esse é o objetivo principal de cada festa, porque são momentos de alegria e prazer que podemos desfrutar com familiares, inclusive as crianças e amigos, numa confraternização perfeita entre todos, onde a alegria impera à mesa, à dança, à música, às brincadeiras e rituais maravilhosos!

    As festas se iniciam já no preparo esmerado delas, pois quando se prepara cada uma delas, são colocados em evidência os seus usos, costumes, e o que há de melhor para se oferecer a todos.
    Tudo é bem planejado para que tenha êxito em todos os aspectos. Desde a escolha do local, a decoração, quais serão os alimentos, bebidas, músicos, e os locais corretos para se fazerem os rituais, o ponto máximo das festas.

    Geralmente são escolhidos locais que tenham boa parte ao ar livre, locais bem amplos, de preferência com muitas árvores, para que todos se sintam bem, se integrem à natureza e possam se locomover a vontade.

    Nesses locais, abre-se uma clareira, onde é acesa uma grande fogueira, um espaço reservado para os músicos – que irão animar a festa enquanto durar - as danças em sua maioria ocorrem em torno da fogueira, e os maiores rituais são feitos ao redor da fogueira também.

    Muitas cores, cintilâncias, brilhos, flores, os mais belos objetos decorativos e fitas coloridas estarão presentes, para encantar a todos que presenciarem tais festas. E em especial, é sempre feito um belíssimo altar a Santa Sara numa tsara especialmente preparada para isso, com muitas flores, objetos ciganos, etc, onde é feita o ritual da Slava em Sua homenagem.

    Este mês irei em Campo Limpo Paulista (interior de São Paulo) a uma festa de queridos amigos ciganos, que fazem todos os anos em outubro uma festa especial para comemorarem O DIA DOS CIGANOS (NO MUNDO TODO), que é dia 12 de outubro, o mesmo dia da padroeira do Brasil Nossa Senhora Aparecida, e já aproveitam para saudar a padroeira do local onde vivem.

    Eles tiveram a boa idéia de alugar um hotel-fazenda, já que há espaço suficiente dentro e fora para a festa, para os expositores de obras ciganas e oraculistas diversos (que sempre existem) e abrigo para os quem vem de longe passar o final de semana. Depois contarei como foi!

    Já estou com água na boca, pois nas festas são servidas as mais deliciosas iguarias ciganas, e tudo é feito com fartura e grande esmero. Minha bebida preferida nas festas como a de tantos ciganos e ciganas é a sangria, com muitas frutas, confeccionada com vinhos suaves, de sabor delicioso.
    Mas uma boa festa cigana que se preze tem em um de seus pontos principais o ritual do ‘tcháyo romanó’, o chá ritualístico, onde é reservado um lugar especial (uma mesa) para esse momento tão esperado.

    A primeira Slava que presidi como Bába cigana (conselheira do clã) e Shuvani (feiticeira do clã) há 2 anos atrás, foi no dia da festa de Santa Sara Kali, e entre amigas escolhi fazer a Slava de consagração a Santa Sara num belíssimo ritual em romani, e a seguir fiz o ritual do Tcháyo Romanó, tudo lindo, inesquecível!

    Hoje sou Bába (ou falando de forma carinhosa, Bibi), apta a abrir e presidir rituais, consagrações e magias de todos os aspectos.

    E desde que escrevi a primeira coluna para este site, tive vontade de ensinar a quem quiser fazer este ritual, algo simples e delicioso, indicando uma reunião especial, por exemplo o aniversário de um familiar ou alguém especial de um grupo de amigos, celebração de algo importante como por exemplo, na passagem do Ano Novo (como um ritual de Slava - celebração), que apreciem os costumes ciganos, pois além de ser algo simples e agradável, atrai 'tudo de bom' para cada um, desde que respeitando cada item que vou citar.

    Desde já, um brinde a todos que quiserem experimentar essa deliciosa iguaria cigana e como ritual, algo tão positivo! OPTCHÁ!!!

    - UM RITUAL MUITO POLÊMICO, O ‘TCHÁYO ROMANÓ’ (CHÁ RITUALISTICO CIGANO) -

    Muitos ciganos não permitem que certos costumes sejam revelados aos ‘gadjôs’ (não ciganos), e um dos maiores debates entre os clãs e até nas comunidades que pertenço, e sei que é da maior curiosidade dos não ciganos, é a respeito dos rituais, em especial do delicioso 'chá ritualístico' (Tcháyo Romanó).

    Houve inclusive um debate poucos anos atrás, de ciganos de outros clãs (em especial os Calderash e os Matchuaia), que abominavam a prática da divulgação aos ‘gadjós’ sobre esse ritual, que defendi como membro do clã Calon - o maior divulgador dos costumes ciganos aos não ciganos - que não teria mais sentido resguardar tudo a mil chaves de algo que não seria profanado, mas sim, divulgado como algo positivo e belo de nossos costumes, já que como cito tantas vezes, tudo que é da parte cigana gira em torno de ‘boatos’ e ‘preconceitos’.

    Que mal haveria em mostrar algo tão puro, simples, belo e delicioso aos ‘gadjós’? Já que muitos dizem e sei que é verdade: ‘possuem alma cigana’...

    Como sou frequentadora assídua de festas ciganas diversas, vejo muitos convidados gadjôs frequentando também, usufruindo de tudo o que possam ver, vestir, degustar, ouvir e apreciar sobre os costumes ciganos, não vejo que mal há em falar sobre como fazer e degustar um dos chás mais deliciosos que já experimentei na minha vida (e como gosto de chás!) - desde que seja respeitado, como tudo que se refere às crenças ciganas.

    - 'TCHÁYO RITUALÍSTICO' PARA FESTA CIGANA OU CELEBRAÇÕES -

    Em todas as festividades ciganas, não pode deixar de ter significado especial em cada ingrediente.
    Este chá tem uma conotação espiritual tão intensa, que fazê-lo e tomá-lo, requer um ritual. Em todas as festas ou acontecimentos dos clãs é indispensável, pois é muito mais que apenas um chá: é uma composição de magia onde os elementos nos purificam para que possamos estar sempre em comunicação com os grandes Mestres Astrais.

    Usamos sete ingredientes para este chá, e cada ingrediente usado tem um significado especial, por isso tem que ser escolhido com muito cuidado, e jamais trocado por outro ingrediente.
    O Samovar, utensílio de origem russa, é apropriado para preparar e servir o chá. Isso dá a esse ritual um aspecto rico, requintado e característico.

    Se você não possuir um, procure escolher uma chaleira ou bule bem decorados para fazê-lo.

    - INGREDIENTES QUE SERÃO USADOS NO RITUAL DO CHÁ -

    - Para servir com o chá:
    Colocar numa tigela à parte, já previamente lavadas as frutas: morangos, damascos, uvas itália, ameixas secas e maçãs picadas ao suco de limão. A quantidade de frutas deverá estar de acordo com o número de pessoas a serem servidas.

    Para a preparação do chá:
    2 litros de água;
    28 cravos - (o cravo significa energia física e força vital que vai para a corrente sanguínea);
    28 paus de canela - (porque a canela é revigorante);
    21 anis estrelado - (representa a união com seu Eu Interior - Paz).
    Caldo de 3 laranjas-pêra - (a laranja significa alto astral, alegria).

    - Modo de fazer o chá:
    Quando a água atingir a fervura, junte todos os ingredientes (menos as frutas) e deixe ferver por alguns minutos.

    SERVE-SE O CHÁ COMO UM RITUAL

    Casa pessoa deverá colocar em sua xícara uma fruta de cada espécie citada anteriormente, pois cada uma tem seu significado:
    - 1 morango (harmonia e purificação do organismo);
    - 1 damasco (transcendência, prosperidade, força e equilíbrio);
    - 1 ameixa seca (transformação);
    - 1 pedaço de maçã ao suco de limão (maçã: paixão, casamento, união e amor; limão: para afastar a negatividade);
    - 1 uva itália (para a fertilidade – de tudo: idéias, criatividade, criação, etc.).

    Cada pessoa vai colocando uma fruta de cada vez em sua xícara, mentalizando seu significado, inicialmente a purificação do organismo, da parte mental e espiritual, depois a parte energética de cada ingrediente.

    Sobre as frutas coloca-se a infusão do cravo/canela/anis/laranja. Mexa devagar e caso queira, pode-se adoçar levemente com mel puro.

    Beba devagar, saboreando cada gole, cada fruta, sempre com pensamentos elevados, conversar apenas sobre assuntos amenos. É uma celebração junto aos familiares e amigos como uma união perfeita entre todos!

    Como acompanhante do chá, ritualísticos bolos, tortas, biscoitos e doces (a maioria dos doces ciganos são feitos com frutas).

    Embora façam doces saborosos os ciganos costumam oferecer como sobremesa fartas mesas com todos os tipos de frutas.

    Em todas as refeições ou rituais, são feitas orações pedindo graça, saúde e prosperidade.
    Espero que apreciem este belo e delicioso ritual!

    Muita Luz a todos!

    Zelia

    AC DEVASLESSA!!! OPTCHÁ ROMAH!!!

      Data/hora atual: Sáb Nov 23, 2024 5:06 am